quinta-feira, 1 de julho de 2010

Imagens e impressões

Quando conhecemos uma pessoa do ambiente de trabalho ou escola, no ambiente profissional em geral, podemos dizer que conhecemos ela superficialmente.
Ao conhecer alguém sendo um profissional, vemos o indivíduo trabalhando, lhe dando com questões do seu serviço, talvez a pessoa pode ser muito boa naquilo que faz, e aí começa a surgir uma certa imagem da pessoa.
Ter impressões do tipo "aquela pessoa deve ser um bom marido" ou "nossa,ela deve tratar muito bem sua família" por causa do que ela faz no trabalho é normal. Então quando começamos a ter uma imagem excessivamente boa da pessoa acabamos não lembrando que ela também é um ser humano e que ela tem sua vida pessoal, que pode ou não condizer com sua vida profissional.
Por exemplo, um chefe de uma empresa rígido e frio pode ser um excelente pai para seus filhos ou então uma professora aparentemente feliz pode ser uma pessoa frustrada. A vida pessoal vai além do que chamarei aqui de "máscaras profissionais", onde as coisas extra-trabalho são deixadas de lado e começa a prevalecer a ética profissional, onde você deve agir corretamente no que faz.
Apenas uma imagem profissional acaba dando a impressão de que a pessoa não vive, que ela é uma máquina, que a vida dela é apenas ali no trabalho, mas isso é quebrado quando vemos as pessoas fora daquele ambiente. Por exemplo, ver um médico no bar com seus amigos, devemos sempre lembrar que ninguém é um super herói. Falei num post um tempo atrás sobre heróis não reconhecidos, isso é verdade, mas isso profissionalmente falando, na vida pessoal, todos somos igual e humanos. Falhos.
Imagens e impressões sempre serão formadas, mas não podemos deixar que ela aperfeiçoe a pessoa criando uma imagem daquilo que ela não é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário