quarta-feira, 30 de junho de 2010

Comprometimento e envolvimento

Você já ouviu falar de uma pequena comparação do típico café da manhã americano, ovos e bacon?
Junto com essas duas coisas estão suas fontes, a galinha e o porco, qual é a diferença entre os dois?
A galinha está envolvida no processo porque ela é quem bota os ovos, já o porco está comprometido porque ele perdeu a vida para que o bacon fosse feito.
E é sobre essa diferença que escreverei um pouco hoje.
É muito fácil em qualquer coisa estarmos envolvidos, por exemplo, podemos estar envolvidos em um evento, ajudar no que precisa; podemos estar envolvidos em um relacionamento, sem nenhum compromisso; podemos estar envolvidos em obras, sem responsabilidades. A palavra da pessoa, que era algo que significava muito no passado e ainda significa em algumas culturas já não é mais sinônimo de honra e nem de confiança, hoje em dia apenas um papel assinado prova algo falado. Isso acaba resultando em uma falta de comprometimento, falta de compromisso. Você faz se trouxer algum benefício para você, se você achar que deve, não tem a obrigação de fazer só porque você falou. Péssimo costume.
Apesar disso, ainda existem os remanescentes, aqueles que tem realmente um compromisso com sua palavra, e estes são os que se comprometem pra valer. São os que dão o que podem pela causa, que agarram e vão até o fim por aquilo que se comprometeu.
O seu esforço demonstra o quão comprometido você está com aquilo, o quanto você leva a sério. Não há ninguém que se sacrifique por algo que acha que não vale a pena, não há ninguém que se doe por algo que não acredita.
O quanto você está comprometido com a palavra que você fala aos outros? O quanto você leva a sério os que te cercam? E mais...o quanto você está comprometido com Deus? Mais do que fazer coisas para Ele, viver com Ele. Você está realmente comprometido ou somente envolvido?

Nenhum comentário:

Postar um comentário