quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Deve ser a primeira impressão a que deve ficar?

Esse é mais um ditado popular que coloco aqui. "A primeira impressão é a que fica". Infelizmente é uma realidade que muitas vezes traz impedimentos, que também traz pré-conceitos e julgamentos.
Por que julgamos pela primeira impressão? Não faço a mínima idéia. O que sei é que a primeira impressão pode enganar. Um exemplo é talvez a pessoa que parece séria é brincalhona e vice-versa.
Não acredito que seja benéfico guardamos a primeira impressão, porque somente conhecendo a pessoa de verdade é que podemos ter certeza de quem ela é e não pelo que ela parece ser.
Não é a outra pessoa que deve mudar para que a primeira impressão que tenhamos dela seja boa, mas sim nossa mentalidade deve ser mudada para conseguirmos enxergar além da primeira impressão passada e conhecermos melhor o outro.
A consequência de termos pré-conceitos é que podemos agir de uma forma com a pessoa, de acordo com aquilo que achamos a respeito dela. E assim podemos ter atitudes erradas, precipitadas por causa dessa primeira impressão.
Antes de falarmos de alguém, de conceituarmos determinada pessoa, que possamos conhecê-la para não cometer equivocos e até mesmo impedir uma grande amizade de surgir.

Um comentário:

  1. Geralmente fala-se da primeira impressão como algo ruim que se torna bom.

    Mas há tb o contrário né.? De pensarmos de quão boa e perfeita e engraçada a pessoa é, mas conforme conhecemos, vimos que nada passava de aparência.

    De um jeito ou de outro, acho q ficar com a primeira impressão nunca é boa.
    São as atitudes que refletem o caráter de cada um. a Maneira como cada um se posiciona nas situações mais difíceis, os frutos da pessoa, as palavras e ações quando poucos estão vendo, palavras ditas aos outros e a submissão às autoridades juntamente com a capacidade de honrá-los.. tudo isso nos ajuda a perceber mais do q simples aparência, e sim o coração.

    Pois falamos do que está cheio o nosso coração. e nas situações difíceis é que nossas atitudes e caráter podres aparecem.

    ResponderExcluir