domingo, 14 de novembro de 2010

A influência do contexto

É muito comum vermos pessoas utilizando argumentos avulsos para justificarem seus apontamentos. Por exemplo, pegam metade de uma frase e juntam com metade de outra formando uma frase que aparentemente tem muito sentido.
Vou citar um exemplo bíblico "Tudo posso naquele que me fortalece."Uma frase clássica, e quando usada fora de seu contexto, as pessoas acham que são invencíveis por crerem em Deus. Não é isso que Paulo quis dizer, pouco antes dessa parte, ele fala que já tinha experimentado os mais diversos tipos de problemas, mas que Deus o ajudou a passar por todas as dificuldades.
Por isso, devemos ter cuidado com o que nós ouvimos e acreditamos, porque aquilo pode estar descontextualizado, ou seja, fora de seu significado original. E já vi muitas pessoas fazendo isso para que os outros acreditassem nelas.
Uma outra coisa que acho perigoso é tentar explicar, interpretar a fala de alguém, sem ter fundamentos para isso. Por exemplo, você já viu polêmicas com entrevistas de jogador de futebol? Eu já, e muitas, e aí um comentarista vai e fala "Não, porque o jogador quis dizer isso...", como ele pode ter certeza dessa afirmação? Talvez eles façam isso para ter o que falar e repercutir o assunto, mas só o jogador pode afirmar o que ele quis ou não dizer. Ou estou errado?
A questão do contexto é muito séria e importante, devemos ficar sempre atentos a ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário