domingo, 17 de outubro de 2010

A tal da teologia triunfalista

Você já ouviu falar de um tipo de teologia chamada triunfalista? Não? Acho que não exatamente por esse nome, mas tenho quase certeza que você já deve ter ouvido sobre ela.
Já ouviu pastores falando algo parecido com isso: "Com Jesus não há derrotas, sempre somos vencedores" ou "Aceite a Jesus e tenha certeza que você vai prosperar, o que você tocar vai ser próspero".
Isso é apenas uma visão distorcida da verdadeira palavra de Deus, do verdadeiro evangelho. Paulo escreveu cartas onde ele foi preso, chicoteado, passou fome, frio. " Em cinco ocasiões os judeus me deram trinta e nove chicotadas. Três vezes os romanos me bateram com porretes, e uma vez fui apedrejado. Três vezes o navio em que eu estava viajando afundou, e numa dessas vezes passei vinte e quatro horas boiando no mar. Nas muitas viagens que fiz, tenho estado em perigos de inundações e de ladrões; em perigos causados pelos meus patrícios, os judeus, e também pelos não-judeus. Tenho estado no meio de perigos nas cidades, nos desertos e em alto mar; e também em perigos causados por falsos irmãos. Tenho tido trabalhos e canseiras. Muitas vezes tenho ficado sem dormir. Tenho passado fome e sede; têm me faltado casa, comida e roupas." (2 Coríntios 11: 25-27).
Isso quer dizer que ele não era um bom cristão? Quer dizer que Ele não era um homem de Deus?
A verdade é que a teologia ou o "evangelho" triunfalista é só um meio das igrejas conseguirem membros.
O verdadeiro cristianismo não é SÓ vencer, não é SÓ ser próspero(enriquecer), mas é ter uma vida normal, onde há derrotas e há vitórias, mas que acima disso acredita numa eternidade, e lá sim não haverá choro, nem perdas. Mas antes existe o HOJE.
Quero esclarecer algumas coisas para que você não fique confuso. Nem todas igrejas são triunfalistas. O cristianismo não é só derrotas, mas nós precisamos abrir mão do nosso orgulho, deixando Deus trabalhar em nosso coração, para que consigamos cumprir os mandamentos que Jesus deixou, amar a Deus e ao próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário