segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A ansiedade e a angústia pelo amanhã

Muitos jovens tem uma característica em comum. A ansiedade pelo futuro. Chegar aos 16,17 anos é chegar ao momento em que a preocupação começa a bater a porta, porque é chegado o temido vestibular e consequentemente a decisão de onde e com o que você irá trabalhar. Essa é a primeira de uma sequência de perguntas que atormentam os jovens. A próximas são sobre o primeiro emprego, sobre uma pessoa para se casar, constituição de família e todas as consequências disso.
Bem, pelo visto a vida força a ter uma pergunta atrás da outra em nossa mente e talvez isso deixe os jovens ansiosos. A incerteza do futuro provoca sofrimento e preocupação, porque parece que o futuro não chega e as coisas não se acertam.
Apesar de tudo, acredito que ficar extremamente ansioso com o amanhã é muito prejudicial porque isso impede a concentração no agora, e o amanhã começa a ser decidido hoje.
Por isso julgo importante se preocupar sim com o futuro, sem pensar nele o que vai acontecer é "deixar a vida vai levar" e isso não é algo muito bom, porque isso não é garantia de um bom futuro. Contudo, ficar neurótico também não resolve nada.
O que acredito ser o mais sensato é o equilíbrio. Olha sim para o futuro, mas tentar controlar a ansiedade, viver o presente e construir o caminho para onde se quer chegar.
O bom de seguir a Cristo é que é possível ter certeza do que vai acontecer no futuro, a vida eterna. Isso traz consolo e refrigério para as adversidades do dia-a-dia. Não importa o que aconteça, o sofrimento, a ansiedade atual nem sequer será lembrada porque não será possível compará-las com a paz e a alegria na eternidade.
Isso pode parecer um discurso de Idade Média onde os religiosos tentavam controlar os servos com argumentos de sofrimento na Terra, alegria no Céu. Mas independente se pareça ou não, eu "aposto todas as minhas fichas" de que o que escrevi acima é verdade.
Agora se você acredita ou não, não sou eu quem decide.

Nenhum comentário:

Postar um comentário