segunda-feira, 7 de junho de 2010

Olhando para o futuro

Escrevi no início do ano que é importante planejar, de fato é. Mas não somente planejar visando o SEU futuro, mas também o das próximas gerações.
Já ouviu falar da palavra "treinamento"? Essa é a palavra-chave para um futuro melhor dos que ainda serão. Muitas pessoas aprenderam sozinhas de como realizar as coisas, ainda mais porque foi do século XX para frente que houve uma grande evolução tecnológica e facilitação de muitas coisas. Mas o que se fala hoje em dia no mundo das empresas é treinar, pessoas capacitadas para fazer algo, isso se chama "expertise", ter o conhecimento, estar preparado. Para ser um bom profissional é preciso ter isso.
E o que você tem feito em relação a isso? Caso você seja responsável por um grupo de pessoas, independente da representação que tenha esse grupo, você têm realizado algum tipo de treinamento para os novatos? O treinamento não precisa ser aquele treinamento militar que vemos nos filme, mas sim a instrução, a correção, alternativas de como realizar algo e até mesmo colocar a pessoa para desempenhar sua tarefa, para que ela com tudo isso, vivencie e consiga aprender.
É importante no planejamento inserir o treinamento, porque esse é um legado que você poderá deixar. Nós vemos muitas pessoas que foram reconhecidas por serem grandes líderes, porque treinaram outras. Acredito que o maior exemplo de líder que se pode ter é Cristo, Ele treinou Seus discípulos, da forma mais real possível, convivendo com eles, ensinando dia após dia. E a prova que Cristo foi um grande líder é que perduram até hoje Suas palavras e ensinamentos.
Podemos ter muitos outros exemplos, influências positivas e negativas, mas a questão não é discutir os bons e maus líderes, e sim afirmar a importância do treinamento.
Se você foi um dos que não recebeu treinamento, pense nisso, planeje e treine outros, porque assim essas pessoas sofrerão bem menos para aprender as coisas. Olhe para o futuro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário