segunda-feira, 17 de maio de 2010

Dizer sem falar

Estava conversando com uma pessoa hoje, e ela me disse que muitas vezes no nosso cotidiano pessoas só pela sua expressão já dizem muitas coisas. Um olhar, um sorriso ou uma cara fechada pode significar o que a pessoa está sentindo e deixando transparecer naquele momento. São os mais variados sentimentos, dor, raiva, alegria, quando você observa com atenção eles aparecem.
Ter uma certa sensibilidade a isso é importante, caso você trabalhe diretamente com pessoas, um vendedor por exemplo, ao olhar para seu cliente, consegue perceber que ele ficou bem satisfeito com o produto oferecido, porque seus "olhos brilhavam". Não somente no caso do trabalho, mas nos relacionamentos também. Um marido já sabe que fez algo que a esposa não gostou somente pelo olhar dela.
Essa percepção é algo treinável, não são todos que tem isso, mas é possível desenvolver. Acredito que o segredo está em observar as pessoas, normalmente aquelas que estão ao seu redor é mais fácil de saber o que elas pensam ou sentem, isso se relaciona com o post do dia 12/05/10 "Amizade".
Ao se tornar mais sensível às expressões das pessoas, seu convívio com elas pode melhorar porque aprenderá como é o jeito de cada uma muitas vezes sem ela precisar falar nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário