domingo, 31 de janeiro de 2010

Saudades

Segundo o dicionário eletrônico Houaiss saudade é "sentimento mais ou menos melancólico de incompletude, ligado pela memória a situações de privação da presença de alguém ou de algo, de afastamento de um lugar ou de uma coisa, ou à ausência de certas experiências e determinados prazeres já vividos e considerados pela pessoa em causa como um bem desejável". Sem sombra de dúvidas estar longe de algo, alguém ou um lugar que é significante é difícil. Há uma sensação de tristeza, dor, ainda mais por saber que os momentos que você passou com a pessoa ou no lugar não voltarão mais, ao mesmo tempo em que esses momentos ficarão guardados na memória e de lá nada ou ninguém podem tirar. Só pode ser suprida caso encontre o que se procura, do contrário, a saudade permanece no coração. Engraçado os sentimentos porque é algo que pode mexer tanto com uma pessoa e ela não pode mexer com eles, por não serem sólidos, não tem como tocá-los.
O ser humano é extremamente complexo, seu funcionamento é extremamente perfeito e só poderia ter sido criado por um Ser Perfeito, Quem deu a nós os sentimentos, bons e ruins e acima disso, a vida. Tenho certeza que a vida sem sentimentos não seria de forma nenhuma a mesma coisa, por isso sejam bons ou ruins, sei que Deus planejou isso tudo com perfeição e esse é mais um motivo de Ele ser merecedor de toda honra, toda glória, para sempre.
Assim como nós temos saudades de alguém quando estamos longe, sei que Deus tem saudades de nós quando ficamos longes dEle.

sábado, 23 de janeiro de 2010

Felicidade...

Na vida temos alguns mistérios que não sei se um dia seremos capazes de responder, talvez a pscicologia tenha alguma resposta científica, mas pelo menos eu, não tenho conhecimento disso.
Tenho visto que a felicidade é algo muito subjetivo. Segundo o dicionário eletrônico Houaiss, felicidade é "qualidade ou estado de feliz; estado de uma consciência plenamente satisfeita; satisfação, contentamento, bem-estar". Antes achava que era algo igual para todos, mas essa definição "bem-estar" é muito subjetiva. Para uma criança o "bem-estar" pode ser ter um brinquedo ou ganhar um sorvete, para um adolescente pode ser conseguir ir NAQUELA festa, para um adulto ter AQUELE carro etc. Então tenho descoberto que certas coisas na vida para uns pode ser algo que traz felicidade enquanto para outros pode ser até mesmo algo que traz INfelicidade.
Por exemplo, uma pessoa que fuma, pode estar feliz enquanto fuma, já outra, pode estar infeliz porque tem alguém fumando perto.
"Uau...que descoberta Na14, agora conte uma novidade..."
Como falei, cada fase da vida ser feliz pode ter significados diferentes. Como então entender o que é ser feliz em cada fase e como conseguir respeitar a felicidade do outro?
Isso é uma das coisas que estou procurando resposta. Por qual motivo enquanto outro está sendo feliz ao mesmo tempo pode ter algo que nos incomoda? É um assunto bem complicado e complexo de se responder.
Procuro por respostas...

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Perdoar não é esquecer...

Nos dias atuais, quando alguém falha conosco é muito fácil brigar com a pessoa e depois não olhar mais para ela, não se referir a ela, ou em outras palavras, matar ela dentro do nosso coração.
Esse é um dos motivos de famílias desestruturadas, pessoas perturbardas, a falta de perdão, de uma nova chance.
Perdoar é uma escolha, não um sentimento. Você não precisa sentir o perdão para então realizá-lo, mas sim escolher perdoar para sentir acontecer o perdão.
Muitas pessoas esperam o tempo passar e deixam a situação que necessita de perdão "escondida", depois quando ela aparentemente não incomoda mais, elas falam "ah já perdoei, já esqueci o que aconteceu.", mas não é bem assim. Perdoar e esquecer são duas coisas diferentes, esquecer é você não lembrar ou não querer lembrar de algo, mas se você se recorda, aquilo ainda te incomoda; o perdão é diferente, você consegue lembrar, sabe que aquilo foi difícil, mas não incomoda mais, não machuca mais o coração. Essa é a diferença de perdão e esquecimento.
Vejo que às vezes, pessoas são menos importantes que coisas, tantas pessoas brigando por dinheiro, por bens materiais, parecem não entender que essas coisas nós podemos comprar/conseguir com esforço, mas vidas, não se compra, não tem dinheiro que pague uma pessoa viva. Por isso, para não se arrepender amargamente como fez Judas quando vendeu Jesus por 30 moedas de prata, escolha perdoar, por maior que tenha sido a falha da pessoa, escolha perdoar, pois nunca se sabe o que acontecerá no dia de amanhã.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Privacidade? O que é isso?

Vejo diversas matérias nos sites sobre a vida das pessoas, que por aparecerem na tv, ou por estarem na mídia são rastreadas aonde vão e são julgadas por cada ato que fazem. A palavra "privacidade" parece não existir, já que sempre os paparazzi estão fotografando, seja de perto, seja de longe cada movimento que a pessoa faz. Injusto isso não? Tanto para um quanto para outro. Como alguém pode ganhar a vida a custa das "gafes" de outra pessoa? Perseguindo continuamente um "astro". Assim como é injusto não poder cometer nenhum erro porque se o fizer já está flagrado pelas inúmeras câmeras. Vejo novamente a manipulação, talvez, tanto fotógrafo quanto fotografado são apenas vítimas de um órgão maior que se beneficia dos erros e das fotos, pois coloca em destaque o erro e comprova através de fotos, não se expõe e ainda por cima ganha fama por ter feito aquela matéria.
A verdade é o que diz em Eclesiastes 7 : 29 "Tudo o que aprendi se resume nisto: Deus nos fez simples e direitos, mas nós complicamos tudo.", nós conseguimos complicar as coisas simples.

domingo, 3 de janeiro de 2010

A arte de aprender...

Talvez já devo ter falado sobre isso em outro post, mas como acho muito importante esse assunto, falarei de novo.
Aprender sempre sem dúvida nenhuma é uma arte. Aqueles que conseguem faze-la, com certeza serão pessoas sábias. Como diz a Bíblia em Provérbios, livro que fala várias vezes sobre sabedoria e tolice, "Quem é sábio procura aprender, mas os tolos estão satisfeitos com a sua própria ignorância."(Provérbios 15:14).
Vejo muitas pessoas, principalmente as de mais idade, que acham que sabem de tudo, que as coisas que falam tem que ser a lei, por mais que você esteja falando de outro assunto, elas ainda insistem em dizer que o que estão falando está certo e ponto final, não dão nenhuma brecha para argumentação. Acredito que isso é um ato tolo, não estou aqui para condenar quem faz isso, mas procurar falar para que não sejamos "ignorantes".
Como também já falei, ter bom senso é fundamental, saber a hora de falar e também de ouvir, de enrijecer e ceder, porque não somos os "donos da verdade", com certeza haverá uma hora que estaremos errados e então? O que vamos fazer? Escolher permanecer firme com nossa opinião e continuar errados? Não acho que esse seja o melhor caminho.
"O tolo não se interessa em aprender, mas só em dar as suas opiniões." (Provérbios 18:2).
Não sou diferente de ninguém, por isso, também preciso pensar nesse assunto, ficar atento, para não acabar agindo como um tolo, porque a recompensa do tolo são suas próprias tolices. "Os sábios são recompensados com riquezas, mas a recompensa do tolo são as suas próprias tolices." (Provérbios 14:24).
Vamos todos procurar ter sempre uma mente aberta para aprender?

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Um novo ano que começa...


Primeiro post do ano, e como poderia falar de outro assunto a não ser 2010?
Nesse ano, como mostra a foto em cima há um longo caminho a percorrer.
Como então percorrer bem esse caminho? Sem escorregar nas poças e tropeçar nos buracos?
Uma coisa que aprendi é bem legal. "Aquele que sabe sua identidade, sabe melhor qual é seu objetivo".
Quem é você?
Já falei isso em outro post. E novamente volto a falar.
Não importa quem os outros falam quem você é, mas quem Deus diz quem é você.
Não importa se as tendências do mundo dizem que você é feio, bonito, magro, gordo, etc. Mais importante que as aparências é o coração.
Sonhe, planeje, de acordo com o Deus te diz e deu, assim com certeza o ano de 2010 será um ano de muito proveito para sua vida.
Feliz ano novo.