quarta-feira, 27 de maio de 2009

Paradigmas

Hoje ouvi uma história sobre paradigmas bem interessante. Paradigmas são pré conceitos que temos, e não podemos deixar isso limitar nosso pensamento.
A história se passa em 4 momentos.
1- "Toninho um contador, 58 anos, calvo, um pouco gordinho, está em seu escritório com pilha de papéis, três telefones tocando ao mesmo tempo"
2- "Toninho está na sacada de um apartamento tranquilo, Toninha, baixinha e meio gordinha também, 55 anos, traz uns petiscos e uma cervejinha para ele."
3- "Toninho se perfuma, se arruma todo e vai ao encontro de Jaqueline, uma moça, alta, bela, com uma garrafa de champagne e caviar para levar a Toninho."
4- "Toninho novamente em seu escritório, então recebe uma ligação, era Toninha: Toninho, hoje é seu aniversário, nós poderíamos comemorar. Toninho em meio aos papéis responde: ok, estou cheio de trabalho, assim que terminar te ligo e nós vemos. Um pouco depois pega o telefone e liga para Jaqueline: Acabei esquecendo, hoje é meu aniversário e assim que terminar as coisas aqui te ligo. Um tempo depois ouve-se passos no corredor do escritório, é Toninha, com um bolinho com 59 velinhas na mão. Ela diz: Como vi que você estava ocupado resolvi vim aqui para nós comemorarmos. E então ouve-ve um barulho de salto alto no corredor, era Jaqueline que chega e diz: Toninho, meu marido, quem é essa aí?"
Moral da história, Toninho era casado com Jaqueline e Toninha era sua amante. Nem tudo é o que parece.
Em nenhum momento foi dito quem era a amante e a esposa, mas nosso cérebro já estava com um paradigma(Ou você vai me dizer que não pensou que Jaqueline era a amante?). Isso muitas vezes impede de irmos além, de abrirmos nosso pensamento, de ver as coisas de outra forma.
Por que não pensar de outra forma? Deixar de lado alguns paradigmas?
Acho que assim poderemos viver aproveitando mais.

Um comentário:

  1. Hm... bem bolado, k'ra. Caí paradigma criado pela própria sociedade. Paradigmas podem ser criados não só pela sociedade como pelo ser próprio. E infelizmente, como vc msm diz, nos impede de irmos além.

    Gostei pakas!

    ResponderExcluir