sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

O último post de 2010

Como é de costume, o fim de ano serve para fazer um balanço de como foi o ano. Se as metas foram cumpridas, se os objetivos foram alcançados. No fim de 2009 e no começo de 2010 falei sobre isso, sobre planejar. Não falarei de novo sobre isso.
Gostaria apenas de agradecer a você que teve paciência para ler os posts, espero que eles tenham contribuído, mesmo que apenas um pouco. Espero que volte mais vezes ano que vem.
Desejo um ótimo 2011, que você possa buscar a vontade de Deus para sua vida.
Agradeço a atenção e feliz ano novo!

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Comunicação: (pode ser) a origem do problema.

Você já parou para perceber que muitas vezes os relacionamentos sofrem problemas por falta ou falha na comunicação?
Existe aquele "disse que me disse", que começa com um simples floco e depois pode acabar se tornando uma gigantesca bola de neve. Isso acontece porque aquilo que é contado, dificilmente será repassado exatamente da mesma forma, então as alterações começam pequenas e no fim, o fato já muda completamente.
Qualquer tipo de relacionamento sofre com esse problema.
A ausência de comunicação também é um assunto sério. Porque um decide uma coisa, não fala para o outro e vice-versa, depois as ideias se chocam e podem acontecer vários desencontros e os "ahh eu achei que você ia...". Não sei porque fazemos isso, às vezes parece que achamos que conseguimos prever o que o outro fará, e os "achismos" acabam atrapalhando.
Alguns exemplos são os filmes normalmente de comédia romântica que os personagens principais por causa de algo pequeno se desentendem e só conseguem perceber o que aconteceu no fim do filme.
Nos casos reais e mais sérios as discussões resultam em brigas feias, algo que acredito que ninguém quer pra alguém que gosta(seja amigos,namorada/o,família,etc.).
Então é importante "cortar o mal pela raíz",ou seja, se comunicar. Sempre esclarecer as coisas. Tenho certeza que se isso acontecesse haveria bem menos desentendimentos entre as pessoas.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Bem focados

Aqueles que decidem por seguir o caminho de Cristo, percebem que esse caminho nem sempre será aplanado. Normal um caminho ter buracos, desníveis, pedras, como diria Carlos Drummond de Andrade. E assim como ele diz no poema, as retinas podem ficar fatigadas. O caminho então começa a ficar longo, começam a aparecer atalhos e o foco pode começar a se perder.
A partir do momento em que começamos a buscar mais as coisas que Cristo pode nos dar do que o próprio Cristo, alguma coisa está errada. É preciso estar focando novamente o olhar, para aquilo que realmente é importante. As coisas materiais ficarão, mas Cristo é Eterno. No livro Caçadores de Deus de Tommy Tenney, ele escreve para buscarmos o Abençoador e não as bençãos. E isso é uma verdade, quando estamos com Aquele que abençoa, as bençãos serão consequencias. Se o foco estiver começando a se perder, pare, e volte a se concentrar Naquele que merece nosso foco, que é Cristo Jesus. Você perceberá que o caminho pode ser longo, às vezes árduo e com pedras, mas valerá a pena percorre-lo.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Novas experiências,novas vivências

Já estamos no fim de 2010 e não sei como foi o balanço do seu ano, se foi bom, ruim ou simplesmente mais um ano. Mas, já adiantando um post para o ano que vem, que tal ter novas experiências e acrescentar vivências? Coisas que você sempre quis, mas nunca tentou, se forem convenientes por que não tentar?
Isso acrescenta nas nossas vidas, nos ensina mais. É importante experimentar coisas novas, claro, que como já disse, coisas que são convenientes, ou seja, que não são prejudiciais.
Nunca é tarde para sonhar e tentar. As vezes podemos ser muito beneficiados com as novas experiências, podemos sentir coisas indescritíveis, ainda mais quando as novas experiências estão relacionadas com Deus.
Buscar mais de Deus, ter mais contato com Ele, nos levará a ter novas experiências com o Espírito Santo e com certeza isso pode ser muito bom e incomparável.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

O poder do perdão pode estar no modo de pensar

Estava pensando, quantas vezes ficamos rancorosos com alguém por causa de um erro e acabamos esquecendo as outras coisas que a pessoa fez de bom para nós?
Vejo que pessoas que guardam mágoas e rancores normalmente ficam marcadas por um fato, sendo que pode ser que haja muitos outros fatos bons que ela simplesmente acaba ignorando.
É difícil ser decepcionado, talvez traído. Se colocarmos na balança é bem capaz de a mágoa ter mais peso do que os benefícios, talvez porque nosso coração tende a ser assim, talvez porque ainda há uma ferida.
Mas o poder do perdão pode estar no nosso modo de pensar, olhar por outro ângulo pode fazer difirença na hora de pesar os fatos. Aqueles que são mais próximos tem mais chances de nos desapontar, mas em vez de pensarmos no erro cometido, por que não levar em conta os acertos da pessoa no passado? Acredito que isso pode evitar muitas dores e mágoas profundas.

sábado, 18 de dezembro de 2010

Alguns aspectos são imutáveis

Certas atitudes que temos não conseguimos entender, algumas delas até gostaríamos de mudar, mas não conseguimos. Às vezes ficamos pensando em um erro cometido, em uma gafe, uma fala errada e parece que a cena se repete em nossa mente diversas vezes.
Não há como voltar no tempo, então lamentar e ficar se condenando por aquilo é totalmente desnecessário. Temos que aceitar que não somos perfeitos e não seremos, que cometeremos erros até os nossos últimos dias.
Isso é imutável e por mais que aquilo nos incomode, devemos deixar para trás, superar os erros, as gafes e afins. O pensamento de "o que os outros pensaram?" é normal, mas às vezes aquilo foi somente momentâneo para eles e nós que ficamos imaginando milhares de coisas. Já disse e repito, errar é humano, e sempre será. Não vamos deixar que os nossos erros nos atrapalhem a viver.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Dê asas a sua imaginação

Essa semana me deparei com alguns vídeos na internet onde as pessoas são muito criativas, a tecnologia têm ajudado as pessoas a "darem asas a imaginação".
Com a criatividade que você possui, o que você tem feito? Percebi que às vezes temos medo de expor nossas idéias por achar que elas serão ridicularizadas, talvez até sejam, mas ao mesmo tempo podem ser coisas que ninguém pensou ainda. Hoje há o que colocam como "liberdade de expressão", ou seja, você se expressar da forma que quer e a internet é uma ferramenta de divulgação muito grande, é isso que estou fazendo agora.
Somente aqueles que arriscam conseguem chegar ao destino certo, quem fica com medo de tentar jamais sai do lugar. Deixe sua imaginação fluir, arrisque, você pode ser bem sucedido por ter essa ousadia.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Qual é o motivo de tanta alegria?

Você já parou para perceber que muitas, e quando eu digo muitas, são muitas mesmo, pessoas sentem "alegria" por causa dos outros? Mas falo isso no sentido pejorativo, satirizar o outro é motivo de riso e prazer para alguns, mas nem sempre para quem está sendo satirizado. Gostaria de entender porque o ser humano sente prazer em provocar o outro e não só isso, mas também ver o outro sair na pior.
Isso não começa na adolescência ou na vida adulta, mas desde a infância há pessoas que se sentem felizes por pertubar as outras. Há provocações que são brincadeira, mas outras são motivo para dizem nas entrelinhas "eu sou melhor que você".
Afinal, qual é a graça de ver o outro sendo prejudicado? E se você estivesse no lugar dele? Como se sentiria?
Não acho que devemos ser como máquinas, sem sentimentos, sem expressões, mas que deveríamos retirar alegria, prazer de uma forma sensata, porque vidas são extremamente importantes, não é igual ao jogo de video-game onde se consegue outra quando você morre, quando morremos não voltamos para essa vida, mas vamos para a eternidade.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Confiança

Há uma música que diz "A confiança é mais que um ideal pra formar amigos...", isso é real, amizade requer confiança. Acredito que é subjetiva a questão de confiar, cada pessoa dá um valor para isso, mas de qualquer forma, vejo a confiança como algo de valor.
Confiar em alguém e ter a confiança de alguém é muito sério, num relacionamento por exemplo, o marido que não confia na esposa acaba sendo exageradamente ciumento. A confiança deve ser mútua, um deve confiar no outro, não digo somente em um casamento ou namoro, mas em qualquer tipo de relacionamento.
Se alguém confia em você, não perca essa confiança, não dê motivos para que a pessoa deixe de confiar, porque acredito ser muito mais fácil conquistar a confiança de alguém do que reconquistar.
Quando a confiança no outro é muito grande e há uma quebra nessa confiança, é difícil voltar a ser a mesma. Não digo que é impossível, mas é difícil, na perda de confiança entra a questão do perdão que já escrevi em um outro post.
Que possamos valorizar aqueles que confiam em nós e caso alguém que confiamos falhe, que haja perdão, por mais difícil que isso seja, afinal, qualquer um está sujeito ao erro. "A confiança é mais que um ideal pra formar amigos..