segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Diga não ao orgulho

Hoje aprendi uma lição muito importante para aqueles que querem viver uma vida "em paz". Há momentos na vida que temos atrito com alguém, sejam essas pessoas irmãos, amigos, esposa/marido e outros todos que o cercam e então a situação mais lógica de quando acontecem esses atritos é pensar, "quem é o culpado?" e também muito facilmente pode vir a mente "a outra pessoa, claro". Já tinha ouvido falar que aqueles que querem ter bons relacionamentos poderão estar em situações que pedirão perdão mesmo sem estarem errados, pensava que isso era apenas para namorada(o), esposo(a), mas não, entendi que são para todos os tipos de relacionamento, deixar o orgulho de lado é um fundamento necessário a se fazer para ter bons relacionamentos.
Infelizmente isso não é tão simples, ainda mais se os dois lados forem bem firmes em suas convicções. O problema é que isso pode destruir relacionamentos por tempo indeterminado, até um pedir desculpas ao outro.
Por isso falo, por mais difícil que seja, às vezes teremos que pedir perdão mesmo que pareça que estamos certos, isso trará crescimento ao relacionamento e fortalecimento. Falhar é humano e também ter orgulho no coração é humano, mas nesses momentos devemos deixar nosso ego de lado pensando no mandamento "amar ao próximo como a mim mesmo". É uma grande luta isso, porque claro, ninguém gosta de assumir que errou, nem perder uma discussão, mas o que agora pode ser vitória doce, futuramente pode ser uma derrota bem amarga.
Que possamos refletir nisso, deixar o orgulho de lado para vivermos bem com os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário